A- A+

CPDOC

O Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) é a Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas.

Coordenação do CPDOC em São Paulo

Avenida Paulista, 1471,
andarSão Paulo • SP
Tel: (11) 3799 -3755

Ouvidoria Acadêmica

Mestrado FGV Vestibular Escola de Ciências Sociais Atelie 2016
EM DESTAQUE

Dimensionamento dos impactos sociais das UPPs em favelas cariocas
Esta pesquisa tem como objetivo avaliar as UPPs em 20 favelas cariocas, a partir da realização de um survey domiciliar com moradores em 2014 e uma segunda rodada realizada em 2015/2016. Os dados da amostra contam com 100 entrevistados em 20 favelas, totalizando 2.000 entrevistas. NOVO! Os resultados estão disponíveis.

Memória do Cinema Documentário Brasileiro
Projeto que tem como objetivo produzir uma série de depoimentos que, ao contar a vida e refazer as trajetórias de diretores importantes para o estabelecimento da cena cinematográfica no país, ajudem a revelar também a própria história do cinema nacional.Saiba mais.

Futebol, Memória e Patrimônio
Projeto de constituição de um acervo de entrevistas, com jogadores de futebol que participaram do selecionado brasileiro, em um total de dezenove edições de Copas do Mundo, entre 1930 e 2010. Entrevistas disponíveis.

Cientistas Sociais de Países de Língua Portuguesa: Histórias de Vida
Depoimentos sobre as trajetórias individuais de cientistas sociais de Brasil, Portugal e Moçambique. A história das Ciências Sociais nesses países. Saiba mais.

Trajetória e Pensamento das Elites Empresariais de São Paulo
Histórias de vida de alguns dos mais importantes empresários paulistas, com atuação na trajetória política e econômica do país desde os anos 1950. Saiba mais e assista aos vídeos das entrevistas.

Trajetória e Pensamento das Elites do Agronegócio de São Paulo
Entrevistas com nomes expressivos do agronegócio do estado de São Paulo, que registram não apenas as visões e o pensamento dos entrevistados sobre suas atividades e o agronegócio, mas também suas trajetórias, seus percursos desde o nascimento, suas origens. Conheça o projeto

História Oral do Supremo (1988-2013)
O projeto consiste em contar a história do STF através da trajetória dos seus ministros nos primeiros 25 anos da Nova República, mais precisamente de 1988 a 2013. Realizado em parceria pela Escolas da FGV: DIREITO RIO, DIREITO SP e CPDOC.Conheça o projeto

História Oral do Campo Jurídico em São Paulo
Personagens do direito paulista que conquistaram posições de prestígio em variadas formas de atuação profissional na seara jurídica – desde juristas e professores de renome até empresários do ensino jurídico, passando por lideranças políticas do direito e advogados de destaque. Assista às entrevistas.

Dossiê Justiça Militar
Entrevistas realizadas durante pesquisa sobre os 200 anos de Justiça Militar no Brasil. Acesse.

Dicionário da elite política republicana (1889-1930)
O Dicionário histórico-biográfico da Primeira República tem a finalidade de oferecer aos estudiosos, e a todos os interessados em conhecer a história política do Brasil, dados, informações e análises sobre o período que vai da Proclamação da República, em 1889, até a Revolução de 1930. Saiba mais.

O Núcleo de Audiovisual e Documentário do CPDOC apresenta:
Assista ao documentario ¨Territorio do Torcer Assista ao documentário ¨Os cientistas sociais e o golpe de 1964¨

Documentos de Arquivos Pessoais, Entrevistas e Verbetes. Aqui você tem uma busca integrada ao acervo do CPDOC.


Colabore enviando informações pertinentes ao acervo!

Conheça o projeto Difusão e Preservação de Documentos Históricos: Um Direito do Cidadão e um Dever da Sociedade, que tem o apoio do Ministério da Cultura (MINC), Lei de Incentivo à Cultura.

Em 2007 o CPDOC recebeu o diploma da Unesco concedendo o título de patrimônio documental ao Arquivo Getulio Vargas.  Em 2012 foi a vez do Arquivo do Betinho ser nominado no Programa Memória do Mundo da UNESCO.

PUBLICAÇÕES

Acesse a revista Mosaico

MOSAICO
Revista discente do Programa da Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais (CPDOC/FGV). Prazo para submissão do próximo número: 15 de dezembro de 2016. Acesse

Acesse a revista Estudos Históricos

ESTUDOS HISTÓRICOS
Revista semestral dedicada à História do Brasil vista de uma perspectiva multidisciplinar. Todos os números da revista estão disponíveis na íntegra. Tema do último número: Direito, História e Ciências Sociais. Acesse

 

 

NOSSAS REDES  |  + COMPARTILHE
Twitter Facebook Youtube Flickr Moodle     Mais          

AVISOS DO CPDOC

O acervo do CPDOC está aberto para consulta, em endereço novo! Clique para saber sobre as novas regras de acesso à documentação. NOVO!

Seleção para 2017: editais disponíveis, inscrições até o dia 31 de outubro de 2016.

- Clique aqui para Mestrado Acadêmico e Doutorado.
- Clique aqui para Mestrado Profissional.

Edital disponível para o 1º semestre de 2017. Inscrições até 23 de novembro de 2016.

NOTÍCIAS E EVENTOS

Tema deste ano: ‘Pensamento Social - a experiência do CPDOC’. Laboratório do Pensamento Social (LAPES) do CPDOC. Acontece nos dias 10 e 11 de novembro de 2016. Lista de inscritos e selecionados disponível.

O Laboratório de Estudos de História (LEH/CPDOC-FGV) convida para o Ciclo de Palestras: "O Segundo Reinado e Suas Tantas Histórias" que acontecerá entre outubro e novembro de 2016.
Confira a programação completa.

Reflexão acerca das diferentes práticas de incorporação de imagens pré-existentes dentro do campo da produção audiovisual de caráter documental. Acontecerá nos dias 24 e 25 de novembro de 2016. Os autores selecionados devem submeter seus trabalhos completos até o dia 15 de novembro de 2016.

Importante espaço para a divulgação de trabalhos acadêmicos nas áreas da História, das Relações Internacionais e das Ciências Sociais. Acontecerá no dia 8 de dezembro de 2016. Inscrições de trabalho prorrogadas para até o dia 15 de novembro de 2016.

Assista aos vídeos da sessão "Direito autoral nos acervos: reflexões jurídicas".

twitter
Newsletter CPDOC

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2015. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • MELHOR SE VISUALIZADO EM 1024 X 768 • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

                                                                                                                                                                 

Educação Executiva Presencial, Customizada e a Distância

                                                                                                                                                70 Anos FGV            FGV Notícias         FGV News  

                                                                                                             

 

 

randomness